


O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) é um movimento camponês, de caráter nacional e popular, de massa, autônomo e de luta permanente, constituído por grupos de famílias camponesas. Seu principal objetivo é a produção de comida saudável para as próprias famílias e também para todo o povo brasileiro, garantindo assim, a soberania alimentar do país. Além disso, busca o resgate da identidade e da cultura camponesa, respeitando as diversidades regionais.
O MPA integra a Via Campesina, articulação internacional de movimentos camponeses, e junto com outros movimentos e setores da sociedade luta, por um Projeto Popular para o Brasil.
Atualmente, o movimento está organizado em 17 estados do Brasil.
Nossa História
O Movimento dos Pequenos Agricultores surgiu da crise do Movimento Sindical, que após cumprir importante papel na luta camponesa se viu enredado na burocracia estatal. Da crise do modelo de agricultura da revolução verde, que gerou empobrecimento e exclusão no campo. Do exemplo de outras lutas, a exemplo das CEBs, CPT, MST que apontaram caminhos para a construção deste novo movimento.
O fim do departamento rural da CUT deixou muitos sindicatos combativos órfãos, abandonados, com a necessidade de buscar outras formas de organização. Algumas lideranças, membros do Departamento Rural da CUT, iniciaram conversas a respeito da necessidade de criar um outro movimento com este caráter.
No final de 1995 e inicio de 1996 o sul do Brasil viveu uma grande seca. Alguns destes sindicatos combativos chamaram um acampamento da seca, para reivindicar um crédito de manutenção familiar. Imaginavam reunir entre 3.000 e 5.000 pessoas e em poucos dias de acampamento já eram mais de 30.000.
No final de 1997 houve um primeiro encontro nacional de lideranças com o intuito de constituir um movimento nacional. Em julho de 1998 aconteceu um segundo encontro e o movimento deu passos em sua construção. Estes encontros foram dando formato, definindo características que apontavam para a construção de um movimento de massas, de luta permanente, com organização de base e com bandeiras simples, claras e objetivas.
Hoje o MPA está organizado em 17 estados. Tem avançado na elaboração sobre o Campesinato e o sobre o que denomina Plano Camponês, que é um plano a partir do campo para a sociedade brasileira como um todo e tem base em dois pilares: 1) condições para produzir e 2) condições para viver bem no campo.
O Plano Camponês tem contradições diretas com o chamado agronegócio, que é a articulação entre o latifúndio, o capital financeiro e as multinacionais, projeto que tem forte apoio do estado e dos governos brasileiros.
Ao longo de sua história, o MPA já obteve diversas conquistas, entre as principais podemos citar: a construção do próprio movimento, a recuperação e a afirmação do conceito de campesinato e da identidade camponesa, a elaboração do plano camponês, a conquista do crédito com subsídio em pleno desenvolvimento do neoliberalismo no Brasil, a conquista do crédito de habitação para o campo, entre outras.
O Movimento dos Pequenos Agricultores, após este processo de construção orgânica, de luta, de elaboração e de afirmação camponesa, tem como mensagem política: “Produzir Alimentos Saudáveis, respeitando a Natureza, para alimentar o povo brasileiro e fortalecer o campesinato!” Através desta mensagem o MPA expressa a missão do Campesinato e também a missão do próprio MPA como organização camponesa.
Os passos dados são de extrema importância, mas os desafios são grandes e a luta continua. O MPA segue se articulando e fortalecendo a luta camponesa e a luta de toda a classe trabalhadora rumo a uma sociedade justa e igualitária.
Fatos importantes da História do MPA - Brasil
1996 – acampamento da seca – Realizado no Rio Grande do Sul, fato que marca o surgimento do Movimento.
1997 – ferramentaço (mobilização em que milhares de famílias levaram suas ferramentas para a mobilização), greve de fome e conquista do pronafinho;
1998 – primeira pauta nacional, que já continha como reivindicação um programa de habitação camponesa;
2000 – primeiro encontro nacional do MPA, realizado em Ronda Alta - RS;
2002 – Festa nacional das Sementes Crioulas.
2003 – Segundo encontro nacional do MPA, Ouro Preto Doeste, RO. Primeiro encontro nacional sobre relações de gênero, poder e Classe. Inicio da Construção de um plano estratégico para o campesinato, PLANO CAMPONÊS.
2004 – Realização de estudos sobre o campesinato no Brasil, resultando na publicação “campesinato no século XXI” Coordenado pelo MPA com a participação de um grupo de intelectuais. A Publicação foi organizada por Horácio Martins de Carvalho;
2005 – Publicação do livro, e inicio da construção da história social do campesinato;
2006 – I Seminário nacional de educação camponesa, Senhor do Bonfim-BA;
2007 – Seminário nacional de produção – implementação do plano camponês;
2008 – Encontro nacional das mulheres do MPA.
2010 – realização do 3º encontro nacional do MPA;
MPA: una organización alternativa del campesinado brasileño
El Movimiento de los Pequeños Agricultores (MPA) es un movimiento campesino, de carácter nacional y popular, de masas, autónomo y permanente, que consiste en grupos de familias campesinas. Su principal objetivo es producir alimentos saludables para su familia y también para el pueblo brasileño, lo que garantiza la soberanía alimentaria del país. Por otra parte, trata de recuperar la cultura y la identidad de los campesinos, respetando las diferencias regionales.
El MPA es parte de la Vía Campesina, articulación internacional de los movimientos campesinos, y junto con otros moviminetos y sectores de la sociedad, luchar por un proyecto popular para Brasil.
En la actualidad, el movimiento está organizado en 17 estados de Brasil.
Nuestra Historia
El Movimiento de los Pequeños Agricultores salido de la crisis del movimiento sindical, que después de cumplir un papel importante en la lucha campesina se vio enredado en la burocracia. La crisis de la Revolución Verde, lo que llevó al empobrecimiento y la exclusión en el campo. A partir del ejemplo de las luchas de otros, tales como las CEBs, CPT, MST que mostraron la manera de construir este nuevo movimiento.
El orden de los sindicatos del departamento de la CUT militantes rurales dejado muchos huérfanos, abandonados, con la necesidad de buscar otras formas de organización. Algunos líderes, miembros del Departamento Rural de la CUT, iniciaron conversaciones sobre la necesidad de crear otro movimiento con este personaje.
A finales de 1997 hubo un primer encuentro nacional de líderes con el objetivo de establecer un movimiento nacional. En julio de 1998 una segunda reunión se llevó a cabo y el movimiento ha tomado medidas en su construcción. Estas reuniones fueron tomando forma, que se definieron las características que apuntan a la construcción de un movimiento de masas, de lucha permanente, con las organizaciones de base, y con banderas simples, claras y objetivas.
Hoy en día, la MPA se organiza en 17 estados. Ha avanzado en la preparación de los campesinos y lo que se denomina Plan Campesino, que es un plan en el campo de la sociedad brasileña como un todo y se basa en dos pilares: 1) las condiciones para producir y 2) las condiciones para vivir bien en el campo.
El Plan Campesino tiene contradicción directa con la agroindustria, que es la relación entre las grandes propiedades, capital financiero y las multinacionales, proyecto que tiene un fuerte apoyo del estado y el gobierno brasileiros.
A el largo de su historia, el MPA ya ha obtenido muchos logros, entre los principales se pueden mencionar: la construcción del movimiento en sí mismo, la recuperación y la afirmación del concepto de los campesinos y la identidad campesina, la elaboración del plan campesino, la conquista de la asignación de crédito en pleno desarrollo del neoliberalismo en Brasil, obtener acceso al crédito para el campo de la vivienda, entre otros.
El Movimiento de Pequeños Agricultores, después de este proceso de construcción orgánica, la lucha, el desarrollo y la afirmación de los campesinos, tiene la mensaje política: "Cómo elegir alimentos sanos, respetando la naturaleza, el pueblo brasileño para alimentar y fortalecer a los campesinos!" A través de este el mensaje expresa la misión del campesinado MPA y también la misión de MPA como una organización campesina.
Los pasos son muy importantes, pero los desafíos son grandes y la lucha continúa. El MPA sigue la articulación y fortalecimiento de la lucha campesina y la lucha de todos los que trabajan por una sociedad justa e igualitaria.
Hechos importantes en la historia de la MPA-Brasil
1996 - Campamento de la sequía -, celebrada en Río Grande do Sul, un hecho que marca el surgimiento del Movimiento.
1997 - Ferramentaço (movilización, donde miles de familias trajeron sus herramientas para la movilización), la huelga de hambre y la conquista del pronafinho;
1998 - Primera agenda nacional, que ya contenía una reclamación como un programa de vivienda campesina;
2000 - El primer encuentro nacional de la AMP, celebrada en Ronda Alta - RS;
2002 - Festival Nacional de las semillas criollas.
2003 - Segunda reunión nacional de el MPA, Ouro Preto Doeste, RO. Primera reunión nacional sobre las relaciones de género, el poder y de clase. Inicio de la construcción de un plan estratégico para el campesino. PLAN CAMNPESINO.
2004 - Estudios sobre el campesinado en Brasil, lo que resulta en la publicación "campesinado del siglo XXI", coordinado por el MPA con la participación de un grupo de intelectuales. La publicación fue organizada por Horacio Martins de Carvalho;
2005 - Publicación del libro y comenzar la construcción de la historia social de los campesinos;
2006 - Seminario de Educación Nacional Campesina, Senhor do Bonfim, BA;
2007 - Taller nacional de la producción - la aplicación del plan de los campesinos;
2008 - Reunión Nacional de la Mujer del MPA.
2010 - la finalización de la 3 ª reunión nacional del MPA
